Abacaxi

Originado do continente americano (Brasil e Paraguai), o abacaxi é uma planta terrestre, aparentemente sem caule, de pequeno porte, medindo em torno de 1,2 m de altura. Suas raízes são pouco desenvolvidas e as folhas dispostas espiralmente e agrupadas na base em roseta. São longas, duras, lineares e em forma de calha tendo suas bases aculeadas. Flores pequenas, de coloração róseo a roxo-purpúreas surgem aglomeradas em uma haste em espiga que se desenvolverá formando a fruta do abacaxi, fruto sincárpico ovoide, de 10-30 cm. O conjunto dos pequenos frutos estrutura o aspecto ovoide do abacaxi que, em sua parte superior, forma uma coroa de pequenas folhas duras, de coloração verde intensa denominadas brácteas Essa coroa poderá dar origem a uma nova planta. A haste interna do abacaxi é envolta pela suculenta polpa que é comestível. Multiplica-se por ramificações que saem por baixo do fruto e desenvolve-se em terrenos úmidos e arenosos, com temperaturas que variem entre 24° a 27°C. Parte Usada Frutos.

Formas Farmacêuticas 
Infuso, decocto, sumo, essência, suspensão ou sumo. Emprego Usado em casos de bronquites, tosse catarral, dor de garganta, acne, espinhas, cravos, psoríase vermelha, psoríase escamativa, esclerodermias, feridas, úlceras, chagas, em máscaras rejuvenescedoras, como digestivo (enzimas proteolíticas), diurético, antiagregante plaquetário. O fruto maduro é ingerido ao natural. A essência é extraída com álcool de cereais. Infuso ou decocto: 2 xícaras de chá do fruto picado para 1 litro de água, deixar em repouso por 6 horas. Tomar 4 a 5 xícaras de chá ao dia. Sumo: 2 xícaras de polpa do fruto para 1 litro de água, adoçar com mel. Tomar 3 a 4 xícaras de chá ao dia.

Constituição Química 

Enzimas proteolíticas (bromelina e bromelaína), glícides (sacarose, glicose, levulose), vitaminas A, B1, B2, B6, C, e E, fibras, celulose, hemicelulose e linina. Ácidos orgânicos (cítrico, málico, salicílico, oxálico, fólico). Minerais (I, Mg, Mn, K, Ca, P, Fe, S).
Interações Medicamentosas e Associações Inibidores da monoaminooxidase.
A absorção do ferro contido numa dieta pode ser multiplicada pela presença de vitamina C. Pode ser associado a antibióticos, aumentando sua eficácia, assim como a da quimioterapia no tratamento de câncer. Substâncias do abacaxi combinadas com a ciclosporina inibiram a inflamação e a artrite.
Contraindicação Para pessoas alérgicas às bromelinas e que também estejam fazendo uso de anticoagulantes. Toxicidade Pessoas alérgicas podem ter aftas nas amídalas, simulando uma dor de garganta, e o abacaxi também pode provocar distúrbios gastrintestinais.

Família: Bromeliaceae
Nome Científico: Ananas comosus (L.) Merril
Sinonímia Vulgar: Ananás.
Sinonímia Científica: Bromelia comosa L.; Ananas ananas Kergawl.; Ananas paraguazensis Camargo & L. B. Sm.; Ananas sativus Lindl.; Ananas sativus Schult. & Schult. F.; Ananas sativa Lindl.; Bromelia ananas L.