Rizoma tuberoso, oblongo e palmado, aromático, sabor ardente e amargo. Folhas basilares, alternas, pecioladas, lanceoladas, glabras e verdes. O escarpo que suporta as flores é rodeado pelas bainhas das folhas e termina por uma espiga oblonga, verde, munida de brácteas agudas tendo nas suas axilas flores solitárias, amarelas, de cálice tubuloso, tridentado. Corola tubulosa, tripartida, 3 estames, sendo estéreis, formando um labelo desenvolvido e 1 fértil, petaloide trilobado, tendo no seu lobo mediano uma antera bilocular. Ovário ínfero, com 3 lojas multiovuladas. Estilete filiforme. Fruto cápsula, trilocular, valvulares. Sementes ariladas e albuminosas. Parte Usada Rizomas.
Formas Farmacêuticas Infuso, decocto ou tintura.
Emprego Excitante, diurético, estomáquico, antidiarreico, antiescorbútico, antiespasmódico. Utilizado também nas afecções do fígado e do trato biliar, é usado como corante em alimentos e preparações farmacêuticas. O infuso e o decocto são preparados a 1%, ingerindo-se de 200 a 400 ml ao dia; a tintura ingerida, de 10 a 20 ml ao dia. O decocto das folhas, depois de frio, é utilizado para lavar feridas.
Constituição Química
Óleo essencial rico em sesquiterpenos oxigenados e uma substância corante avermelhada denominada curcumina, que é seu principal constituinte ativo, carbinol, resina e amido.
Interações Medicamentosas e Associações Em pesquisa usando animais, detectou-se que o açafrão é capaz de aumentar os níveis sanguíneos de diversos medicamentos. Pode inibir a agregação plaquetária aumentando o risco de hemorragia, se usado concomitantemente com anticoagulantes. Interação com piperina aumenta a absorção e bioatividade da curcumina. Genisteína usada simultaneamente com a curcumina diminuiu o crescimento de células cancerosas de mama. Com ciclosporina, pode ser usado como coadjuvante na quimioterapia devido à sua ação bloqueadora da resistência à proliferação de células t.
Contraindicação
Contraindicado a pessoas sensíveis. A raiz possui atividade abortiva e não é recomendada para gestantes e lactantes. Também não se deve usar contra obstrução do duto biliar devido à sua ação colagoga ou de aumentar a taxa de secreção. Contraindicado, ainda, na tentativa de concepção, pois altas doses de açafrão mostraram efeitos de infertilidade em ratos.
Toxicidade O rizoma produz efeito tóxico no pâncreas e fígado. Doses elevadas têm efeito purgativo e hepatotóxico. É seguro usá-lo como tempero.
Família: Zingiberaceae
Nome Científico: Curcuma longa L.
Sinonímia Vulgar: Cúrcuma, açafroa, açafrão-da-terra.
Sinonímia Científica: Amomum curcuma Jacq.; Curcuma domestica Valeton; Curcuma sichuanensis X. X. Chen.; Stissera curcuma Raeusch
