Alfavaca

O nome alfavaca é dado a várias plantas do mesmo gênero, muito parecidas umas com as outras. Pode ser facilmente reconhecida pelo cheiro típico, que lembra o cravo-da-índia. Subarbusto aromático com até 2 m de altura, é originário do Oriente e subespontâneo em todo Brasil. Raiz principal, folhas ovais-
lanceoladas, com as bordas serreadas de 4 a 8 cm de comprimento. Flores pequenas, lilases ou brancas, dispostas em inflorescência abundante e ereta, do tipo cacho de cima triflora. Corola bilabiada. Estames didínamos, estilete ginobásico. 
Fruto nuculâneo, formado por 4 núculas e muito apreciado por alguns pássaros. Muito cultivada em hortas a partir das sementes, adapta-se bem em qualquer tipo de solo. O teor de eugenol é mais elevado no período de 11 a 13 horas e, portanto, deve ser coletada nesse horário.
Partes Usadas 
Sumidades floridas, folhas ou flores.
Formas Farmacêuticas Infuso, decocto, xarope, sumo, maceração ou emplasto. Emprego Gripes, resfriados, afonias, sendo indicada também como emoliente, febrífugo, expectorante, béquico, e sudorífero. As folhas, flores e frutos servem para preparação de infuso ou de tintura a 10 ou 20%, em álcool diluído. O chá ou tintura diluídos em água é recomendado para uso em bochechos diários com a finalidade de antiséptico bucal após a escovação dos dentes. O sumo das folhas é útil contra frieiras. Infuso e decocto: preparar 15 g por litro e tomar de 2 a 3 xícaras das de chá ao dia.
Constituição Química 
Toda a parte aérea da planta contém o óleo essencial rico em eugenol (substância muito volátil que se perde com fervura demorada). A presença do eugenol confere à planta e a seu óleo essencial ação antisséptica local contra alguns fungos (Aspergillus e Trichoderma) e bactérias (Staphylococcus). Possui ainda no óleo essencial (timol, estragol, metil-chavecol, linalol, cânfora) e ainda taninos. O óleo e o extrato (tintura) são também aromatizantes bucais.
Contraindicação Não é recomendada durante a gestação.

Família: Lamiaceae (Labiatae)
Nome Científico: Ocimum gratissimum L.
Sinonímia Vulgar: Chá-da-índia, cravo-da-terra, favaca-cravo, alfavaca-de-vaqueiro, canelinha-de-casa, príncipe.
Sinonímia Científica: Ocimum gratissimum Forssk.; Ocimum gratissimum Seem