É uma árvore que atinge até 15 m de altura, com grandes folhas de até 15 cm de largura, com a base arredondada e um pouco cordiforme, raras vezes é fendida, denteada nos bordos e com pelos nas nervuras da face dorsal, sustentada por um pecíolo cilíndrico e de cor verde-escura. Os ramos masculinos são redondos e prolongados. Os femininos mais curtos variando entre arredondados e ovoides. As flores femininas mostram um rudimento frutífero com 2 estigmas e as masculinas são tetrâmeras. Os frutos se unem e formam a amora, de 2 a 2,5 cm de comprimento, de cor vermelha a negra e de sabor ácido-adocicado. Floresce na primavera e seus frutos amadurecem no verão. É oriunda da Pérsia e hoje cultivada em várias regiões da Terra.Partes Usadas Folha, frutos, casca ou córtex da raiz.
Formas Farmacêuticas Decocto ou xarope.
Emprego O xarope do fruto feito com a tintura a 10% é usado em gargarejos contra as inflamações da boca e da garganta, como peitoral e laxativo. O córtex da raiz é laxante e popularmente usado como vermífugo contra lombrigas e tênias. As folhas em decocção são vulnerárias. A casca é usada em decocto, para bronquite e diabetes. O extrato-fluido é usado 10 a 50 ml. As folhas vêm sendo usadas para reposição hormonal no climatério. O xarope a 10% é usado como edulcorante.
Constituição Química Ácido ascórbico, ácido graxos, ácido málico e cítricos aminoácidos: (adenina, asparagina), caroteno, taninos, carbonato de cálcio, proteína, flavonoides, açúcares (frutose e glicose), matérias albuminoides e pectinícas, pectose.
Os frutos contêm também vitaminas A, B1, B2, C, goma e matérias corantes com 85% de água e salicilato de metila em pequena quantidade.
Contraindicação
Não consumir o fruto em caso de diarreia. Não administrar as folhas ou raiz no caso de debilidade.
Observação A amoreira-branca é uma árvore menor que a amoreira-preta e tem as mesmas propriedades da amoreira-preta; sua espécie é Morus alba L.
Família: Moraceae
Nome Científico: Morus nigra L.
Sinonímia Vulgar: Amora, amora-preta.
Sinonímia Científica: Morus nigra Thunb.
