Azedinha

Planta perene, originária do México, e invasora de culturas em Minas Gerais. Herbácea, ereta, de raiz tuberosa e carnosa, com caule de bulbo escamoso. Folhas compostas, trifoliadas, com folíolo reniforme e bilobado, glabros, sustentados por um longo pecíolo. Flores róseas, reunidas em umbela e sustentadas por um escapo de 30 cm de comprimento.
Parte Usada Toda a planta.
Formas Farmacêuticas Decocto ou cataplasma.
Emprego Diurética, refrescante, febrífuga, é usada em casos de cistites, colites e abscesso. Esmagadas e aplicadas sobre tumores, acalmam a dor. As folhas mastigadas, ou em decocto, são usadas como vulnerárias nas feridas bucais. Para cataplasma, misturar folhas frescas cozidas a uma colher de azeite puríssimo e aplicar com um pedaço de gaze em abscessos. O uso como diurético preconiza 50 g de azedinhas frescas fervidas por 5 minutos em 1 litro de água; tomar 3 a 4 cálices ao dia. Para febre, decocto de 60 g de raízes e folhas em 1 litro de água, pode-se adoçar levemente, tomar cálices até abaixar a febre.
Constituição Química Planta com um componente ácido que dá origem ao oxalato de cálcio.
Toxicidade A toxicidade da azedinha acontece se houver grande ingestão de suas folhas. A toxicidade do gênero Oxalis é devida à presença do oxalato de potássio que origina o ácido oxálico. Ele, em sua forma solúvel, irrita as mucosas do estômago e do intestino quando ingerido, e a irritação provoca vômitos, diarreia
e dor abdominal. Esse ácido, no trato gastrintestinal, é rapidamente absorvido e reage com o cálcio sérico, formando oxalato de cálcio insolúvel. Essa reação leva a duas graves consequências: hipocalcemia e depósito de oxalato de cálcio nos rins. Sua deposição constante leva à obstrução dos canais, causando lesões renais.
Observação As espécies de azedinha, Oxalis acetosella L. e Oxalis corniculata L. têm as mesmas aplicações e toxicidade.


Família: Oxalidaceae
Nome Científico: Oxalis latifolia Kunt
Sinonímia Vulgar: Azedinha, trevo, azedinha-de-folha-cortada.
Sinonímia Científica: Oxalis latifolia H. B. & Kunth; Oxalis latifolia Trel.