Erva de caule curto, cilíndrico e glabro. Arroxeado e suculento, rastejante e ramificado. Folhas pequenas, sésseis, obovadas, alternas, suculentas e planas.
Flores amarelas que se abrem após as onze horas da manhã e, por isso, o nome popular. Flores pequenas, axilares ou terminais com 10 estames. Fruto cápsula obovoide. Contém numerosas sementes negras. Planta invasora. Multiplica-se por sementes.
Parte Usada Toda a planta.
Formas Farmacêuticas Salada, decocto, cataplasma, extrato aquoso ou extrato hidro-alcoólico.
Emprego Afecções do fígado, rins, é antiescorbútica, cicatrizante e diurética.
O decocto é usado em queimaduras. A mucilagem é muito empregada para acalmar aquecimentos internos, principalmente para curar rins e bexiga e, externamente, é usado para curar feridas. Cientificamente foi provado que o extrato aquoso de P. oleracea apresentou atividade relaxante de músculo esquelético devido à grande quantidade de íons potássio A planta é usada em saladas sem restrição de quantidade. E o decocto é preparado com 30 g por litro. Apresentou atividade hipoglicemiante aumentado a concentração de insulina em ratos com diabetes melitus. O extrato hidroalcoólico apresentou atividade analgésica.
Constituição Química 95% de seu peso é água, mas contém uma grande quantidade de mucilagem. Proteínas, carboidratos, fósforo, cálcio, manganês, ferro, potássio e cobre. Diferentes ácidos graxos, presença de antioxidantes α-tocoferol, ácido ascórbico, β-caroteno, glutationa. Apresenta um glicosídeo monoterpênico (portolosídeo A), triterpenos, esteroides.
Interações Medicamentosas e Associações Com o broto de goiaba é usada nas diarreias graves e com a casca de caule do caju é usada em forma de banho de assento para tratar hemorroidas.
Família: Portulacaceae
Nome Científico: Portulaca oleracea L.
Sinonímia Vulgar: Onze horas.
Sinonímia Científica: Portulaca marginata Kunth; Portulaca oleracea var. opposita Poelln; Portulaca retusa Engelm.; Portulaca oleracea subsp. sylvestris (DC.) Thell.
