Buxinho

Arbusto de 1 a 2 m de altura, que pode viver até 600 anos. Muito usado como ornamental e para servir de cerca viva. Planta muito ramificada, com folhas opostas cruzadas. Os ramos jovens e a base das folhas possuem pelos, porém, no restante da planta, não existem. As folhas são elípticas, inteiras, de consistência coriácea e com o pecíolo muito curto. São verde-escuras na face superior e verde- amareladas na inferior. As flores são sésseis, pequeninas e reunidas nas axilas das folhas ou extremidade dos ramos. A inflorescência é composta por flores masculinas na periferia e uma feminina que fica no centro e formará o fruto depois de fecundada
O fruto é coriáceo, em sua extremidade encontramos 3 estiletes persistentes e em sua base restos das flores masculinas. O fruto é deiscente e encerra 6 sementes.
Multiplica-se por estacas.
Parte Usada Folhas.
Forma Farmacêutica Alcoolatura.
Emprego Febrífugo e colagogo, empregando-se a alcoolatura da planta fresca para substituir o quinino nas febres intermitentes. Usam-se 25 gotas antes das refeições.
Constituição Química Toda a planta contém um alcaloide, a buxina, pouco solúvel em água e, ainda, a parabuxina, a parabuxidina e a buxinamina.

Família: Buxaceae
Nome Científico: Buxus sempervirens L.
Sinonímia Vulgar: Bucho.
Sinonímia Científica: Buxus sempervirens Thunb.