Planta ornamental, subarbustiva, ereta, perene, ramificada com hastes articuladas e com nós bem visíveis atingindo 2,5 m de altura, nativa quase em todo Brasil, principalmente em Minas Gerais. Folhas muito grandes de até 23 cm de comprimento e com o mesmo diâmetro de largura, arredondadas de base cordiforme, parecendo peltadas, cartáceas de nervura multinérveas, com pecíolos muito compridos. Flores pequenas com inflorescência em umbela de espigas; as flores masculinas são entremeadas com as femininas. As femininas estão reduzidas ao ovário, com estigma trífido; as masculinas são formadas por um estame com antera amarela. O fruto é tricoca. Propaga-se pelo desdobramento de touceira e estacas do caule, deve ser plantada em época chuvosa em solos bem drenados.
Partes Usadas
Folha, raízes ou cascas.
Formas Farmacêuticas
Decocto, infuso, xarope ou vinho.
Emprego
As folhas ou raízes sob a forma de decocto ou infuso, são usadas para males do fígado, baço e rins, úlceras, resfriados, bronquites, como diurético, febrífugo, depurativo, emenagogo, na icterícia, sífilis, leucorreia, nas afecções urinárias, furunculoses, queimaduras e filariose. A casca, em decocção, é usada nos problemas de vesícula. O chá é preparado sobre a forma de infuso, usando-se 1 colher das de chá de raízes picadas em 1 xícara das de chá de água fervente, tomando-se 3 dessas xícaras por dia. As folhas são preparadas em decocção ou xarope, usando-se 1 colher das de sopa de folhas e de hastes em 1 xícara das de chá, tomando-se 1 colher das de sopa de 1 a 3 vezes ao dia, para adultos. O vinho
é preparado com 2 colheres das de sopa de raízes em 1 garrafa de vinho branco. Tomar 1 colher de sopa antes das refeições como estimulante digestivo. Estudos realizados no Japão evidenciam sua ação contra a Heliobacter pylori, bactéria responsável pelo desenvolvimento da úlcera gástrica, mas são necessários novos trabalhos para conclusões definitivas.
Constituição Química
Óleo essencial, esteroides, mucilagens, substâncias fenólicas e pigmentos.
Toxicidade Sem referência
