Planta bienal, originária da Ásia e da Europa, muito cultivada nas hortas caseiras de Minas Gerais. Pode atingir até 80 cm de altura. Raízes axiais, cônicas ou cilíndricas, de cor alaranjada e com muito pigmento denominado caroteno. Caule subterrâneo e curto. Folhas compostas de muitos folíolos, finos,
separados, sendo que a folha inteira é triangular. No florescimento, a cenoura emite uma haste floral principal, contendo no ápice uma inflorescência central, denominada primária ou de primeira ordem, que se ramifica dando origem a umbelas secundárias, terciárias e quaternárias. Cada flor mede de 3 a 7 mm de diâmetro. Seus estames são alternipétalos e exclusos. Multiplica-se por sementes e desenvolve-se bem em terrenos areno-argilosos ou arenosos, drenados, com baixa acidez e em climas amenos.
Partes Usadas
Raízes ou sementes
Formas Farmacêuticas
Infuso, cápsulas gelatinosas, creme, cataplasma ou óleo.
Emprego
Combate transtornos metabólicos e endócrinos (anemia, hipertiroidismo, dismenorreia, depressão nervosa, diarreia, colite e parasitos intestinais (oxiúros). Sob a forma de cataplasma, rala-se a cenoura crua e aplica-se sobre queimaduras, feridas infectadas e, também, rachadura dos seios das mulheres que amamentam. Sob a forma de decocto, combate a rouquidão e a tosse. Também como cosmético para embelezar a pele. A cenoura ainda é utilizada como bronzeador natural devido à sua riqueza em β caroteno, que favorece a síntese da melanina pelo organismo, pigmento que dá o tom do bronzeado.
Constituição Química
Pectina, óleo essencial, sais minerais diversos, vitamina A, B e C, glúten, ácido málico, ácido péctico, fluor, manitol, carotina, colesterina. Alcaloides daucina e pirrolidina. Fibras.
Interações Medicamentosas e Associações
Usado concomitantemente com hipertensivos pode alterar o controle da pressão.
Contraindicação
Quando ingerida em quantidade excessiva, a cenoura deixa a pele amarelada devido à grande quantidade de vitamina A. É especulativo na diabete, devido a uma exacerbação de danos aos rins. As sementes de cenoura na gravidez, por seu efeito abortivo. Na falência renal, devido à excreção de produtos dos óleos voláteis pela urina.
Toxicidade
Fotossensibilidade. É seguro usá-la como óleo, extrato e óleo-resina.
Família: Apiaceae (Umbelliferae)
Nome Científico: Daucus carota L.
Sinonímia Científica: Carota sativa Rupr.; Calcalis carota Crantz; Calcalis daucus Crantz
