Semente de Belíssimo Girassol tamanho gigante, mais do que merecido para ter no seu jardim.
Pequeno porte
Quantidade: 12 sementes
Armazenadas conforme as rígidas normas de qualidade desde Dezembro/2018 sem luz em local seco.
R$ 11,79
Frete grátis
Se conservadas nessas condições torna a validade até 2 anos para germinação.
O fornecedor não pode garantir a germinação efetiva, devido condições climáticas de cada região, manuseio, ou preparo que não esteja nas devidas condições para o resultado.
Obs.: Adquirindo as sementes disponíveis neste blog além de colaborar para a sustentabilidade, e beneficia o projeto Sentido Escrito, página parceira que anuncia centenas de amantes da arte literária.
A Planta
Originário da América Central, o girassol se espalhou por todo o globo. A planta pode crescer até 2 m de altura. Seu caule é reto e cheio de pelos ásperos. Folhas cordiformes, pecioladas, pilosas, com ápice apendiculado e alternas. A planta nasce, cresce, frutifica e morre no período de um ano. A inflorescência é o resultado de centenas de flores pequenas sobre um largo disco. As flores femininas amarelas muito vibrantes ficam no raio e as centrais são andróginas. A inflorescência, um capítulo heterogêneo, costuma seguir o trajeto do sol. Sendo uma planta melífera, as abelhas e outros insetos são importantes para sua polinização. Os frutos são ovoides, podendo atingir até 2 cm de comprimento,
e tem uma cor acinzentada com algumas listras de um cinzento mais claro. As sementes são claras e muito oleaginosas, sendo alimento preferencial de muitos pássaros. É uma planta de fácil cultivo.
Partes Usadas
Folhas ou sementes.
Formas Farmacêuticas
Decocto, tintura alcoólica, pó ou óleo.
Emprego
O pó da semente é usado na sinusite (esternutatório). O óleo da semente é usado para impedir escaras e as folhas são usadas nas contusões e como cicatrizante, antiasmática, expectorantes, diuréticas e antigripais. O girassol é nutritivo e expectorante, combate a febre na malária, inflamações da pleura e suas sequelas. O óleo de girassol, por ter as mais altas concentrações de ácido linoleico, apresenta um efeito redutor nas taxas de colesterol, favorecendo a reversão da placa arterosclerótica. Em culinária é usado como substituto do óleo de milho. Infuso ou decocto a 2%, de 2 a 3 xícaras ao dia; extrato fluido, de 1 a 4 ml ao dia. Estão sendo estudadas as propriedades terapêuticas do óleo no tratamento dedores de cabeça, bronquite e trombose.
Constituição Química
As sementes são ricas em óleo (linoleico, oleico, palmítico, esteárico, aráquico, lignocérico). Além do óleo, podemos encontrar lecitina, antocianina, colina, histidina, betaína e outros ácidos orgânicos. É rico em vitaminas (B1, B2, e cianina). No fruto, encontramos ácidos graxos (palmítico, linoleico), taninos e mucilagens, vitaminas B1, B2, B5 e C. A casca possui ferro e riboflavina.
Contraindicação
O uso terapêutico da planta por crianças, mulheres grávidas, lactantes, portadores de doenças hepáticas ou renais severas, deve ser feito de modo cauteloso. O uso tópico do óleo do girassol deve ser evitado por pessoas com histórico de reações de fotossensibilidade.
Interações Medicamentosas e Associações
Devido ao grande conteúdo de tiamina que suas sementes apresentam, o girassol pode interagir com os medicamentos antiácidos a base de alumínio, barbitúricos, etanol e furosemida. Além disso, pode interagir com os seguintes medicamentos, devido ao alto conteúdo de riboflavina: amitriptilina, cloranfenicol, clorpromazina, imipramina, metotrexato, contraceptivos orais, probenicida, tetraciclinas, tiazídicos. A niacina, presente em altas concentrações no girassol, pode interagir com atorvastatina, carbamazepina, cerivastatina, colestipol, isoniazida, lovastatina, pravastatina, sinvastatina. Esses medicamentos têm sua absorção dificultada e/ou reações adversas intensificadas, quando utilizadas conjuntamente com as sementes de girassol.
Ref. Tratado Plantas Medicinais
